segunda-feira, 4 de abril de 2011

Teste da orelhinha ... Pequeno cuidado que faz uma grande diferença

SIMPLES, 
UM CUIDADO QUE VAI TRANSFORMAR A VIDA DO SEU FILHO

Teste da Orelhinha

Através deste exame, é possível saber se o bebê nasce escutando bem ou não. Detectado precocemente, o problema pode ser contornado, impedindo que o mesmo interfira no desenvolvimento da fala, da memória auditiva, da linguagem e da própria socialização.

O teste da orelhinha pode ser feito nas maternidades, nas primeiras 48 horas, durante os três primeiros meses de vida do bebê.

Como o Teste é realizado?

A triagem auditiva é feita inicialmente através do exame de Emissões Otoacústicas Evocadas. O exame é feito no próprio berçário em sono natural, de preferência no 2º ou 3º dia de vida, com duração aproximada de 5 a 10 minutos. Não apresenta contra-indicação, não incomoda e não acorda o bebê. Também não exige nenhum tipo de intervenção invasiva.
Você deve saber:

• A audição inicia-se a partir do 5º mês de gestação e desenvolve-se intensamente nos primeiros meses de vida.

• Qualquer problema auditivo deve ser detectado durante o nascimento,  para que seja devidamente tratado e não venha prejudicar o bom desenvolvimento da criança.

• Bebês com perda auditiva com tratamento iniciado até os 6 meses de idade apresentam desenvolvimento muito próximo ao de uma criança ouvinte.

 


Dra Janaína Filadelpho
Especializanda Audiologia Clínica
Especialista em Pedagogia e Educação Especial
Clínica Menino Jesus
(93) 3518-0232

Nenhum comentário:

Postar um comentário