sábado, 23 de abril de 2011

Finalizando a semana, dicas de saúde para mulheres que estão nos seus 60 e 70 anos. A melhor idade!!!

 


Como já havíamos dito antes, ao logo da semana publicariamos matérias com dicas sobre como cuidar da saúde da mulher em sua respectiva idade. Começamos com as jovens na casa dos 20, passamos pelos 30, 40,50 e hoje, finalizando a semana as dicas vão para as mulheres que estão na melhor idade, ou seja, as mulheres de 60 e 70 anos, que merecem todo o cuidado e atenção. 

Cuidados aos 60 anos 

 Muitas mulheres já se aposentaram. Mas nem por isso devem passar a maior parte do tempo em casa, vendo TV. Fique atenta aos sinais da depressão, que costumam ser comum nessa idade, principalmente se a mulher está sozinha. Mantenha o controle de sua vida, aumentando seu círculo de amizades, divertindo-se. Converse com os jovens. Renove-se com eles e fique antenada com o mundo, através da leitura de jornais e de bons livros.
Hora de reavaliar os medicamentos até então em uso. Aumentam as possibilidades de catarata e glaucoma, portanto, reforce os cuidados com a visão através de consultas periódicas ao oftalmologista. Sob sol forte, não sai na rua sem óculos escuros.
Os exercícios, indispensáveis para a manutenção da capacidade motora, cardiovascular e respiratória em qualquer idade, agora são mais importantes para manter a musculatura ativa e a flexibilidade. Se optar pelas caminhadas, prefira lugares planos e sem muito trânsito. Evite calçadas acidentadas, a fim de evitar quedas ou torções que possam comprometer sua ossatura e ligamentos. Prefira os alimentos ricos em cálcio, desnatados, menos gordurosos.
A pele merece os mesmos cuidados para as mulheres de qualquer idade: limpeza, tonificação, hidratação e nutrição, filtro solar com fator FSP alto, insistindo no pescoço e braços, minimizando as manchas solares que costumam aparecer nas costas das mãos e no pescoço, áreas mais vulneráveis por estarem permanentemente descobertas. Mais do que nunca, auto-exame mensal das mamas, mamografia anual (ou semestral, conforme orientação médica) e preventivo de seis em seis meses. Se já passou dos 65, vacine-se anualmente contra a gripe e, se houver necessidade e assim o médico prescrever, contra a pneumonia. Previna quedas, fraturas e manchas roxas mantendo, á noite, uma luz fraca acesa. Tire tapetes e móveis do seu caminho. Após os 65 anos, a tendência é dormimos menos à noite. Se já estiver aposentada, procure compensar dormindo um pouco à tarde. Mantenha-se alerta a qualquer sintoma de disposição fora do normal.

Cuidados aos 70 anos



Se você chegou até aqui, as chances de ir mais além são muitas, principalmente com todos os avanços da medicina no campo da estética e da saúde. Continue mantendo os cuidados pessoais, evite situações que possam levá-las ao estresse e á depressão. Curta-se. Engaje-se em programas culturais e sociais, mantendo sua mente ocupada com coisas agradáveis e novas. Converse com seu médico sobre a continuação da Terapia de Reposição Hormonal, beba muita água para manter o corpo hidratado, use e abuse dos cremes hidratantes. Continue com a ginástica moderada, as caminhadas e os alongamentos. As frutas cítricas devem ser consumidas com mais moderação. Insista nas fibras. Protetor solar mais do que nunca, não saia de casa sem ele. Fique de olho nas pintas que mudam de cor ou que aparecem, inesperadamente, de forma saliente. Não durma sem limpar, tonificar a pele do rosto, o mesmo cuidado com mãos, que tende a ressecar-se com mais facilidade. Use e abuse dos hidratantes corporais. Medida da pressão arterial mensal ou sempre que necessário, fique atenta aos possíveis sinais de demência, depressão, incontinência urinária, déficits de percepção (audição, visão). "Vacine-se contra gripe todo ano e, a cada cinco anos, contra a pneumonia.”
Cuide-se!                                                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário