terça-feira, 12 de abril de 2011

"O oftamologista Dr. Enos Souza estará em Itaituba nos dias 20 e 21 de Abril"



Leia abaixo e descubra quando você e sua família devem visitar um oftalmologista para exame ocular. A detecção e tratamento precoce dos problemas oculares é o melhor caminho para cuidar de seus olhos e garantir uma boa visão ao longo da vida.

Algumas pessoas podem ter um maior risco de apresentar problema ocular e necessitam  realizar exame oftalmológico com maior freqüência.

São eles:

• História familiar de doença ocular
• Indivíduos afro-americanos após 40 anos
• Diabetes
• História pessoal de trauma ocular

Crianças

Ao nascimento, ainda na unidade de neonatologia, o recém nascido necessita de uma primeira avaliação oftalmológica, feita pelo pediatra.

Aos seis meses de vida, todas as crianças necessitam de uma segunda avaliação, que poderá ser feita pelo pediatra ou oftalmologista. Havendo qualquer suspeita no tocante à saúde ocular do infante, a avaliação oftalmológica especializada deverá ser realizada. Não existe idade mínima para o exame, sempre que necessário, o mesmo deverá ser realizado.

Antes dos 5 anos
Algumas crianças podem apresentar problemas visuais sérios apesar de não apresentarem queixas oculares. Por isso, seus filhos devem ser submetidos a exame oftalmológico aos 3 e 5 anos para detecção das seguintes condições:

Estrabismo (“olho torto”)
Ambliopia (“olho preguiçoso”)
Ptose (pálpebra caída)
Erros refracionais (miopia, hipermetropia e astigmatismo)

Havendo história familiar de doenças oculares ou se seu filho parece ter alguma das condições acima, pergunte seu oftalmologista qual deverá ser a frequência do exame.

Idade de 3-19 anos
Para garantir a saúde ocular nessa faixa etária, não sendo identificado nenhuma alteração no primeiro exame, a reavaliação deverá ser feita a cada 1 ou 2 anos.

Idade de 20-39 anos
A maioria das pessoas nessa idade, que não desenvolveram nenhuma ametropia (miopia, hipermetropia ou astigmatismo) ou outras doenças oculares, terão uma boa saúde ocular, mas ainda necessitam de cuidados e proteção ocular em situações de trabalhos de risco para trauma ocular, na prática de alguns esportes e na manipulação de produtos químicos.
Nessa faixa etária, em indivíduos sem ametropia ou queixas oculares, o exame oftalmológico especializado deverá ser feito pelo menos 1 vez entre 20 e 29 anos e pelo menos 2 vezes entre 30 e 39 anos.

Você também deverá ter conhecimento dos sintomas que podem indicar um problema ocular. Procure seu oftalmologista imediatamente caso você apresente qualquer um dos seguintes sintomas:
• Dor ou alteração visual
• Visão de flashes ou raios
• Visão de pontos ou imagens “fantasmas” (moscas volantes)
• Manchas pretas em algum campo de visão
• Percepcão de linhas distorcidas ou onduladas
• Sensação de olho seco e queimação
• Coceira ocular
• Secreção ocular
• Olho vermelho

Idade de 40-64 anos

Nessa faixa etária se inicia a presbiopia, que é a diminuição da capacidade de focar objetos de perto, havendo necessidade do uso de lentes corretivas para visão de curta distância. Exames preventivos para detecção de glaucoma também deverão ser realizados. Além disso, a avaliação de fundo de olho também se torna mais importante, podendo contribuir para o controle de outras doenças como diabetes e hipertensão arterial.
A avaliação oftalmológica nessa faixa etária deverá ser feita a cada 1 ou 2 anos. Caso seja identificada alguma alteração no exame, seu oftalmologista deverá lhe orientar quanto à freqüência dos retornos.

Após 65 anos

Nesse grupo, podem aparecer alterações oculares degenerativas como a catarata e a degeneração macular relacionada à idade. A freqüência do exame oftalmológico deverá ser anual ou conforme orientação.


Fonte: Dr. Moacyr Cunha

O oftamologista, Dr. Enos de Souza vindo diretamente de Belém  estará atendendo na Ótica Betel. Marque já a sua consulta através do fone (93) 3518-0931. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário