segunda-feira, 28 de maio de 2012

Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher


O Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher foi instituído em maio de 1987, na Costa Rica. No ano seguinte o governo brasileiro decretou a mesma data como Dia Nacional da Redução da Morte Materna, ambos, sendo comemorados todo dia 28 de Maio.

A busca pelo seu próprio espaço faz com que a mulher fique dividida entre sua realização profissional e os cuidados como mãe e/ou como dona de casa. Com isso, ela acaba esquecendo de si mesma. Há exceções, é claro. Mas a maioria leva uma vida sedentária. Alguns fatores como má alimentação, sono alterado e stress só colaboram para que graves problemas venham a se desenvolver.

Neste dia tão significativo para a nação feminina não poderíamos deixar de abordar temas que estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano como câncer – de vários tipos, osteoporose, depressão,  diabetes hipertensão e etc.

Câncer – Os mais comuns são de ovário, mama e útero. Devemos nos atentar para qualquer anormalidade, mesmo com tantas campanhas o câncer ainda apresenta um índice muito alto de óbito vitimando mulheres do mundo inteiro. Embora haja tumores benignos – que podem ser retirados sem causar danos a mulher – há também os tumores malignos, as células cancerosas espalham-se rapidamente, algumas vezes sem manifestar sintomas. Os exames de mama e papanicolau podem diagnosticar qualquer tipo de problema que venha a causar esse tipo de patologia.  

HPV – O Papiloma Vírus Humano, infelizmente ocupa um dos primeiros lugares das doenças que mais causam óbito de mulheres no Brasil. Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer) 50% a 80% das mulheres com vida sexualmente ativa serão infectadas pelo vírus em algum momento de suas vidas. Mulheres, fiquem atentas a sintomas como sangramento intermenstrual, dor durante as relações sexuais ou corrimento. A melhor forma de você cuidar de sua saúde é fazendo os exames ginecológicos periodicamente. Qualquer anormalidade, procure um ginecologista e faça seus exames.

Osteoporose – É a deficiência na ingestão de cálcio. Atinge principalmente mulheres que entram na menopausa. A ingestão de álcool, o fumo, a má alimentação e o sedentarismo são alguns dos fatores que potencializam a osteoporose. Bem mais fácil de resolver e principalmente, evitar e fazer uma dieta rica e cálcio, exercícios físicos regulares e a ingestão de medicamentos específicos.

 As gestantes também são assunto em pauta, veremos alguns males que as atingem durante a gestação e que podem lhe causar sérias complicações.


Para abordar o tema Redução de Morte Materna, às gestantes de plantão uma explicação muito boa sobre a importância do pré-natal.

Diabetes Gestacional – Essa doença é tão grave quanto a hipertenção, pois coloca em risco a vida do bebê. A gestante que faz o pré-natal com acompanhamento médico e tem diagnosticado diabetes durante a gravidez pode tratar esse problema com uma dieta especial acompanhada por um profissional. Se a gestante já apresentava a doença antes mesmo da gestação o controle e prevenção é de extrema importância.

Hipertensão na Gravidez – A hipertensão na primeira metade da gravidez é conhecida como pré-eclampsia, caracterizada por inchaços e aumento da pressão arterial que pode causar dores de cabeça, cansaço, diminuição da oxigenação do bebê, presença de proteína urina – se a gestante estiver fazendo acompanhamento pré-natal, o medico verificará sempre sua pressão arterial e manterá controle sempre com solicitações de exames para evitar qualquer complicação. Na segunda metade da gravidez se o problema se agravar, a pré-eclampsia poderá desenvolver para eclampsia, que é a forma mais grave da doença, onde ocorrerão sangramentos vaginais e a diminuição de movimentos do bebê. E ainda, depois de ocorrer convulsões a gestante poderá entrar em coma. Isso tudo acontece porque a pressão arterial sobe a um nível elevadíssimo e assim diminui o fluxo sanguíneo que vai para o cérebro. Essa é a principal causa de morte materna no Brasil.

À  mulher moderna, cuide-se. Vá ao médico e faça seus exames ginecológicos periodicamente.
À gestante, tenha amor pela sua vida e pela vida desde pequeno ser agora está dentro de você. Não esqueça a importância de fazer o pré-natal. Procure um profissional especializado e cuide-se.


Nenhum comentário:

Postar um comentário