quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Conheça as Doenças que Mais Afetam os Brasileiros


O Ministério da Saúde tem um estudo , o último divulgado, chamado estudo Saúde Brasil 2008, que apresenta as doenças que mais afetam os brasileiros: Obesidade, Câncer, AIDS, Diabetes, Tabagismo, Dengue e Hepatite C.



  • O levantamento mostra que nas capitais brasileiras, há em torno de 43,3% de pessoas, com mais de 18 anos, obesas. Para combater a doença é preciso comer menos e fazer atividade física regular. A mesma indicação vale para evitar o risco de Câncer, já que a Obesidade é responsável por 30% dos casos da doença. 

  • Quanto à Aids, foram registrados 474.273 casos no Brasil, de 1980 a 2007. O estudo indica que a tendência é que as regiões sul, sudeste e centro-oeste estabilizem, porém as regiões norte e nordeste podem ter aumento no número de casos. A melhor maneira de diminuir os índices é prevenir, através do sexo seguro. Outro dado interessante aponta um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que mostra que os soropositivos estão morrendo mais de doenças do coração do que de AIDS.

  • O IBGE alerta que 3,6% dos brasileiros têm Diabetes. Já a Sociedade Brasileira de Diabetes, em um estudo recentemente, verificou que 11% da população brasileira sobre com a doença e que 60% destes não sabem que são portadores. Alimentação equilibrada, peso saudável e atividade física são meios de prevenir a doença.

  • Cerca de 200 mil pessoas morrem por ano, por conta do Tabagismo no país. O número de fumantes varia entre 12,5 a 25,2% em pessoas acima dos 15 anos, dependendo da região do país.

  • A Dengue afetou 6.438 pessoas gravemente, no Brasil, de janeiro a maio, segundo o Ministério da Saúde. O alerta é para a prevenção, retirando a água parada de objetos e vasos de planta, latas, garrafas e pneus. Os primeiros sintomas são febre alta e manchas avermelhadas pelo corpo.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, a Hepatite C atinge cerca de 3 milhões de pessoas no país, e a doença infecta até cinco vezes mais que a Aids. Apesar de grave, é possível viver com a Hepatite C, sem grandes mudanças no cotidiano. 
       
Cuide-se! Tenha uma alimentação saudável e faça exercícios fisícos regularmente.  
                          

Fonte:http://www.diabetenet.com.br/conteudocompleto.asp?idconteudo=5136 / imagem: mogianaonline.com.br

Um comentário: