quinta-feira, 1 de março de 2012

O que a gestante não deve comer

Somos o que comemos! Portanto, se alimentar bem durante a gravidez e evitar certos tipos de exageros fará com que o nosso filho nasça e cresça saudável, evitando muitos tipos de doenças. Para isso é preciso evitar alguns tipos de alimentos durante a gestação e prestar a atenção na hora de comer. 
Durante a gravidez, a alimentação tem um papel essencial, uma vez que contribui para uma boa saúde física e psicológica e assegura o crescimento e correto desenvolvimento do seu bebê. O corpo da mãe precisa de muita energia, por isso ela deve alimentar-se bem para cobrir todas as suas necessidades e as do seu bebê.

Aqui vão algumas dicas do que não se deve comer durante a gestação:

  • Evite bebidas alcoólicas durante a gravidez. O álcool está relacionado com partos prematuros, retardos mentais, defeitos de nascimento e baixo peso dos bebes.
  • Limite o consumo de cafeína a menos de 300 mg por dia. Lembre-se: o chocolate contém cafeína - a quantidade de cafeína num chocolate é equivalente a 1/4 de café. Café descafeinado também pode ser prejudicial uma vez que os produtores muitas vezes adicionam produtos químicos para remover a cafeína. A cafeína também pode aumentar o risco de estrias. Parar subitamente de ingerir café pode causar dores de cabeça; assim muitos especialistas recomendam ir reduzindo gradualmente a quantidade consumida.
  • O uso de sacarina (adoçante) é fortemente desencorajado durante a gravidez porque pode atravessar a placenta e instalar-se nos tecidos fetais. Não existem recomendações oficiais quanto ao uso de sacarina durante a amamentação, porém, é prudente evitar seu uso.
  • Diminua a quantidade total de gorduras que ingere para 30% ou menos das suas calorias diárias. Para uma dieta de 2000 calorias diárias, esta taxa é de 65 gramas, ou menos, de gordura por dia. Com o agravamento da doença hipertensiva da gravidez, há um declínio das funções da placenta, provocando a falta de oxigênio e o mau desenvolvimento do bebê. Nos casos mais graves, pode inclusive, causar perigo à vida da gestante. Por causa do excesso de gordura, o canal de nascimento pode ficar mais estreito, dificultando a passagem do bebê, mesmo sendo ele do tamanho normal, assim como pode fazer com que o trabalho de parto se prolongue por horas.

         Então futuras mamães, atenção e muito cuidado!